quinta-feira, 8 de março de 2012

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PAULO CESAR MATIAS

NOSSOS PLANOS

PLANO DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/ 2012


CEJA – CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - SÃO JOSÉ




LOCAL: BIGUAÇU / GOVERNADOR CELSO RAMOS / CAMPINAS

DISCIPLINA: Educação Física

PROFESSOR: Paulo César Matias



ANO: 2012

CARGA HORÁRIA: 20 horas

PERÍODO: Noturno

DIAS E HORÁRIOS SEMANAIS: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª das 18:30 às 22:00 hs.



1- OBJETIVO

Promover a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, proporcionando a construção da sua cidadania e o acesso a qualificação profissional.


2-OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Possibilitar através da cultura corporal de movimento, a inserção social, o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.



3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Promover a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais;

2. Valorizar, apreciar e desfrutar dos benefícios advindos da cultura corporal de movimento;

3. Perceber e compreender o papel do esporte na sociedade contemporânea;

4. Usufruir do tempo livre de lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida;

5. Valorizar, por meio do conhecimento sobre o corpo, a formação de hábitos de cuidado Pessoal;

6. Compreender e ser capaz de analisar criticamente valores sociais como padrões de beleza, relações entre os sexos e preconceitos;


4- ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Aulas práticas para a experimentação e análise dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; aulas teóricas para a fundamentação dos conteúdos da educação física; pesquisa; registro continuo da freqüência e da participação nas aulas; Debates com profissionais e atletas convidados e visitas à comunidade (eventos esportivos, área de lazer, esporte e cultura );


5- SISTEMAS DE AVALIAÇÃO (REALIZAR NO MÍNIMO 3 AVALIAÇÕES – Resolução 158)

1. Nota de participação;

2. Notas de prova;

3. Nota de pesquisa teórica.



São critérios para avaliação com notas, em diários de classe:

- Apresentar melhora quanto à timidez e auto-estima;

- Conhecimento do próprio corpo;

- Compreensão e valorização da prática esportiva e cultural local;

- Compreensão do papel do esporte na sociedade contemporânea.



6- RECUPERAÇÃO PARALELA

Trabalhos escritos e ou práticos.


7- BIBLIOGRAFIA

FARIAS, Adriana Medeiros. Alfabetização e educação popular no contexto das politicas públicas. In: Simpósio Estadual de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, 1., 2006, Pinhão. Anais... Curitiba: SEED/PR, 2006. p. 14-21.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização de jovens e adultos: em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 27-58.

IRELAND, Timothy. A EJA tem agora objetivos maiores que a alfabetização. Nova escola. São Paulo. N. 223, p. 36 – 40, 2009.

SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologias em educação: pedagogia/ Juliana Telles Faria Suzuki, Sandra Reis Rampazo. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2009.





Paulo Cesar Matias
São José, 26 de fevereiro de 2012.