TODOS OS CONTEÚDOS E INFORMAÇÕES PARA OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE BIGUAÇU, GOVERNADOR CELSO RAMOS E CAMPINAS.
quinta-feira, 8 de março de 2012
NOSSOS PLANOS
PLANO DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/ 2012
CEJA – CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - SÃO JOSÉ
LOCAL: BIGUAÇU / GOVERNADOR CELSO RAMOS / CAMPINAS
DISCIPLINA: Educação Física
PROFESSOR: Paulo César Matias
ANO: 2012
CARGA HORÁRIA: 20 horas
PERÍODO: Noturno
DIAS E HORÁRIOS SEMANAIS: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª das 18:30 às 22:00 hs.
1- OBJETIVO
Promover a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, proporcionando a construção da sua cidadania e o acesso a qualificação profissional.
2-OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Possibilitar através da cultura corporal de movimento, a inserção social, o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Promover a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais;
2. Valorizar, apreciar e desfrutar dos benefícios advindos da cultura corporal de movimento;
3. Perceber e compreender o papel do esporte na sociedade contemporânea;
4. Usufruir do tempo livre de lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida;
5. Valorizar, por meio do conhecimento sobre o corpo, a formação de hábitos de cuidado Pessoal;
6. Compreender e ser capaz de analisar criticamente valores sociais como padrões de beleza, relações entre os sexos e preconceitos;
4- ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Aulas práticas para a experimentação e análise dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; aulas teóricas para a fundamentação dos conteúdos da educação física; pesquisa; registro continuo da freqüência e da participação nas aulas; Debates com profissionais e atletas convidados e visitas à comunidade (eventos esportivos, área de lazer, esporte e cultura );
5- SISTEMAS DE AVALIAÇÃO (REALIZAR NO MÍNIMO 3 AVALIAÇÕES – Resolução 158)
1. Nota de participação;
2. Notas de prova;
3. Nota de pesquisa teórica.
São critérios para avaliação com notas, em diários de classe:
- Apresentar melhora quanto à timidez e auto-estima;
- Conhecimento do próprio corpo;
- Compreensão e valorização da prática esportiva e cultural local;
- Compreensão do papel do esporte na sociedade contemporânea.
6- RECUPERAÇÃO PARALELA
Trabalhos escritos e ou práticos.
7- BIBLIOGRAFIA
FARIAS, Adriana Medeiros. Alfabetização e educação popular no contexto das politicas públicas. In: Simpósio Estadual de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, 1., 2006, Pinhão. Anais... Curitiba: SEED/PR, 2006. p. 14-21.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização de jovens e adultos: em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 27-58.
IRELAND, Timothy. A EJA tem agora objetivos maiores que a alfabetização. Nova escola. São Paulo. N. 223, p. 36 – 40, 2009.
SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologias em educação: pedagogia/ Juliana Telles Faria Suzuki, Sandra Reis Rampazo. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2009.
Paulo Cesar Matias
São José, 26 de fevereiro de 2012.
CEJA – CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - SÃO JOSÉ
LOCAL: BIGUAÇU / GOVERNADOR CELSO RAMOS / CAMPINAS
DISCIPLINA: Educação Física
PROFESSOR: Paulo César Matias
ANO: 2012
CARGA HORÁRIA: 20 horas
PERÍODO: Noturno
DIAS E HORÁRIOS SEMANAIS: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª das 18:30 às 22:00 hs.
1- OBJETIVO
Promover a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, proporcionando a construção da sua cidadania e o acesso a qualificação profissional.
2-OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Possibilitar através da cultura corporal de movimento, a inserção social, o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Promover a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais;
2. Valorizar, apreciar e desfrutar dos benefícios advindos da cultura corporal de movimento;
3. Perceber e compreender o papel do esporte na sociedade contemporânea;
4. Usufruir do tempo livre de lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida;
5. Valorizar, por meio do conhecimento sobre o corpo, a formação de hábitos de cuidado Pessoal;
6. Compreender e ser capaz de analisar criticamente valores sociais como padrões de beleza, relações entre os sexos e preconceitos;
4- ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Aulas práticas para a experimentação e análise dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; aulas teóricas para a fundamentação dos conteúdos da educação física; pesquisa; registro continuo da freqüência e da participação nas aulas; Debates com profissionais e atletas convidados e visitas à comunidade (eventos esportivos, área de lazer, esporte e cultura );
5- SISTEMAS DE AVALIAÇÃO (REALIZAR NO MÍNIMO 3 AVALIAÇÕES – Resolução 158)
1. Nota de participação;
2. Notas de prova;
3. Nota de pesquisa teórica.
São critérios para avaliação com notas, em diários de classe:
- Apresentar melhora quanto à timidez e auto-estima;
- Conhecimento do próprio corpo;
- Compreensão e valorização da prática esportiva e cultural local;
- Compreensão do papel do esporte na sociedade contemporânea.
6- RECUPERAÇÃO PARALELA
Trabalhos escritos e ou práticos.
7- BIBLIOGRAFIA
FARIAS, Adriana Medeiros. Alfabetização e educação popular no contexto das politicas públicas. In: Simpósio Estadual de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, 1., 2006, Pinhão. Anais... Curitiba: SEED/PR, 2006. p. 14-21.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização de jovens e adultos: em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 27-58.
IRELAND, Timothy. A EJA tem agora objetivos maiores que a alfabetização. Nova escola. São Paulo. N. 223, p. 36 – 40, 2009.
SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologias em educação: pedagogia/ Juliana Telles Faria Suzuki, Sandra Reis Rampazo. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2009.
Paulo Cesar Matias
São José, 26 de fevereiro de 2012.
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